Busca pelo sentido da vida: curso trata do significado da existência nos desafios do mundo contemporâneo

Curso mescla elementos da psicoterapia com espiritualidade, abordando o trabalho e o amor como formas de encontrar o sentido da vida, o significado do sofrimento, o vazio existencial como neurose coletiva contemporânea e Deus como sentido último da existência humana.

A busca pelo sentido da vida é um dos principais questionamentos da humanidade e surge – na maioria das vezes – em momentos de adversidade, envolvendo problemas pessoais, de saúde, amorosos ou mesmo no trabalho. O padre jesuíta Ricardo Torri Araújo buscou inspiração no neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905-1997) para criar o curso de espiritualidade Introdução à Logoterapia – Psicologia do sentido da vida, que acontece de 20 a 22 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS).

A Logoterapia ou Análise Existencial, tipo de psicoterapia desenvolvida por Frankl, defende que o homem é um ser orientado para o logos (sentido em grego) e a busca constante pelo sentido da vida é o maior fator de motivação para as pessoas. Para facilitar a compreensão dos participantes, Pe. Ricardo irá fazer a ligação entre a Logoterapia e alguns temas comuns ao cotidiano: o trabalho e o amor como formas de encontrar o sentido da vida, o significado do sofrimento, o vazio existencial como neurose coletiva contemporânea, a violência, as drogas e Deus como sentido último da existência humana.

Segundo o jesuíta, ao longo dos três dias do curso Introdução à Logoterapia – Psicologia do sentido da vida o grupo será convidado a fazer uma reflexão sobre os mais variados aspectos que levam as pessoas a buscarem um sentido para suas vidas. “O curso terá um caráter expositivo, mas inteiramente aberto à participação dos presentes, conectando a Logoterapia aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, bem como as relações que tem com a psicanálise freudiana, propondo aos participantes um momento de oração pessoal em busca do autoconhecimento”, destaca Pe. Ricardo.

O curso está com inscrições abertas, com investimento de R$ 380,00 (incluindo hospedagem e alimentação). Mais informações em cecrei.org.br/introducao-a-logoterapia ou pelo fone (51) 3081-4200.