A EFOE vai ao encontro da crescente demanda pela excelência em formação no campo da orientação espiritual

Um dos valores que tangenciam a Igreja Católica e a Companhia de Jesus, a espiritualidade é tema central do mais novo curso oferecido pelo Centro de Eventos Cristo Rei – CECREI: a Escola de Formação de Orientadores Espirituais – EFOE. Destinada a sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos interessados, a Escola está com inscrições abertas até 15 de novembro.

Realizada em parceria com a Secretaria para Colaboração, Fé e Espiritualidade (SECOFE) dos jesuítas do Brasil e a Unisinos, tendo o apoio dos Bispos do Regional Sul 3, a EFOE vai ao encontro da crescente demanda pela excelência em formação no campo da orientação espiritual, com objetivo de atender àqueles que buscam crescer no relacionamento pessoal com Deus.

Segundo o coordenador da EFOE, Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves, SJ, a Escola tem por objetivo formar orientadores espirituais com capacidade plena para o apoio às pessoas que buscam um melhor relacionamento com Deus. “A EFOE visa integrar a Espiritualidade Cristã com a prática da Orientação Espiritual, capacitando os participantes do curso a fazerem uma síntese do estudo da orientação espiritual na tradição cristã ao longo da história, relacionando-a com sua própria experiência espiritual e com os desafios que nossa sociedade apresenta às pessoas que querem desenvolver seu relacionamento pessoal com Deus. Dessa maneira, fazemos um convite ao aprofundamento da prática da oração, a fé pessoal e compartilhada, e o compromisso de trabalho apostólico e missionário voltado à orientação espiritual de outras pessoas”, explica o jesuíta.

Entre as disciplinas abordadas pela Escola de Formação de Orientadores Espirituais estão o Autoconhecimento, a Ética Cristã, Tópicos em Antropologia Teológica, em Eclesiologia e em Cristologia, todos conteúdos à luz da Orientação Espiritual. “A EFOE se direciona à orientação espiritual em seu diálogo com a tradição da Igreja e o mundo contemporâneo, preparando as pessoas a avaliarem o próprio caminho espiritual e o papel a ser desempenhado na orientação espiritual, focando no contexto da vida cotidiana”, salientou Pe. Raniéri.

A Escola é dividida em seis módulos e tem o início das atividades previsto para o dia 05 de fevereiro de 2018. Para mais informações, acesse www.cecrei.org.br/efoe .

 

Sobre o coordenador

Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves é jesuíta e membro do conselho da Secretaria para colaboração com outros, Fé e Espiritualidade (SECOFE) dos jesuítas no Brasil. Tem larga experiência na orientação de retiros baseados nos Exercícios Espirituais Inacianos. É mestre em Espiritualidade, com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago (EUA), atuando também como coordenador pedagógico da Pós-Graduação Lato Sensu em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (FAJE).