Afetividade nas relações com Deus e com os demais é tema de encontro

De 1 a 5 de novembro acontece a primeira reunião das equipes de Formação da Conferência dos Provinciais na América-Latina e Caribe (CPAL), no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, reunindo aproximadamente 90 jesuítas do Brasil, Equador, Chile, Colômbia, Equador, México, Venezuela, Bolívia, Argentina entre outros países da América Latina e caribe.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente da CPAL, Pe. Roberto Jaramillo, que destacou o ineditismo deste formato de reunião envolvendo diferentes grupos de formadores. Ao salientar, com gratidão, a grande oportunidade que o encontro propicia, ele convidou a todos para o desafio de contribuírem para consolidar o contínuo formativo dos jesuítas.

O recém empossado conselheiro do Padre Geral da Companhia de Jesus para assuntos de formação, o americano P. Mark Ravizza manifestou sua alegria em participar do encontro, falando em espanhol eventualmente escorregando para o italiano. “Este momento é um presente, uma oportunidade especial estar aqui com vocês. O mais importante agora é aprender e escutar”, afirmou.

Representando o Provincial do Brasil, Pe. João Renato Eidt, o Delegado para a Formação, Pe. Roberto Barros Dias, pediu a proteção de São José de Anchieta e de Nossa Senhora Aparecida nesse momento tão delicado pelo qual passa o Brasil. Ao chamar atenção para os objetivos do encontro, convidou para “pensarmos o que de bom podemos fazer por nós e pelos nossos formandos e assim contribuir mais e melhor para a missão universal da Companhia de Jesus”. Trouxe a mensagem de acolhida generosa do Pe. João Renato, desejando que todos se sintam em casa. Lamentando a recente eleição brasileira, Pe. Roberto citou uma oração de Dom Helder Câmara e um texto de Darcy Ribeiro. E finalizou otimista “vale a pena nosso trabalho na formação, muitos jesuítas contam conosco.

A manhã seguiu com uma palestra do Assessor do Geral Pe. Rufino J. Meana, psicólogo espanhol, professor na Universidade Comillas Madrid, que tem se dedicado à questão da afetividade. Para ele estes eventos são importantes espaços de se reconhecer e pensar sobre as relações com Deus que acabam por determinar as relações com as pessoas. O trabalho foi pautado pelo instigante texto “Colaboradores em la obra de la redención”.

O encontro segue até a próxima segunda-feira, 5 e, no dia seguinte, juntam-se ao grupo os provinciais da CPAL.