A tranquilidade e o amplo verde, característicos do CECREI, deram forma a um ambiente acolhedor e propício aos estudos e trocas de experiências entre os participantes da segunda etapa do Projeto Pegadas de Santo Inácio. O encontro foi realizado entre os dias 02 e 04 de junho e reuniu 36 profissionais, representando diversas instituições jesuítas do sul do Brasil: Associação Antônio Vieira – ASAV, colégios Anchieta e Catarinense, Paróquia Santo Inácio (Cascavel-PR), Casa de Saúde e Bem-Estar São José (São Leopoldo-RS), Núcleo de Espiritualidade de Pelotas (RS) e da Fundação Fé e Alegria das cidades de Porto Alegre (RS) e de Palhoça (SC).

Vinculado à Província dos Jesuítas do Brasil e promovido pela Plataforma Apostólica Sul 2, o Projeto tem por objetivo proporcionar uma experiência pessoal com Deus por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, incentivando os participantes junto à missão da Igreja e da Companhia de Jesus. Dividido em cinco etapas, trouxe em seu segundo momento o tema Introdução à Sagrada Escritura e metodologia de oração inaciana.

Segundo Pe. Nereu Fank, educador do Colégio Catarinense e assessor da segunda etapa do Projeto, esse tempo foi voltado aos estudos e à oração, a partir de métodos inacianos e do uso das Sagradas Escrituras. “Durante o encontro, os participantes puderam estudar, rezar e partilhar ricos momentos de espiritualidade, a partir da experiência do exame de consciência, da meditação e contemplação inaciana. A experiência também possibilitou o contato mais próximo com a Bíblia, estrada antiga para o conhecimento de Deus”, destacou o jesuíta.

A próxima etapa do Projeto Pegadas de Santo Inácio já tem data e local: 21 a 24 de setembro, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Florianópolis.