História

O início da história do Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI remonta ao ano de 1940, com a construção do então Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo. O trabalho dos jesuítas foi fundamental para que o prédio tomasse forma, demonstrando o intenso envolvimento da Companhia de Jesus junto ao local, como pode ser detalhado no relato a seguir, retirado de um dos diários da casa, de 1940:

“Com a presença dos padres, escolásticos e irmãos do Seminário Central, benzeu o Pe. Leopoldo Arntzen (Provincial), a pedra fundamental do novo escolasticado: Colégio Máximo Cristo Rei. O construtor do edifício é o Ir. Francisco Gellermann, ajudado pelo mecânico, Ir. Willy Wolters, e pelo carpinteiro, Ir. Adolfo Waterkemper. Os tijolos para a construção serão fornecidos por uma olaria adrede construída e dirigida pelo Ir. Agostinho Kohler. Os irmãos construíram ao lado das oficinas um chalé de moradia, com capela e cozinha próprias. A S. Missa será rezada por um padre escolástico, que todas as tardes vem da chácara para cá. Da cozinha tomou conta o Ir. José Gomes”.
(São Leopoldo – 28 de janeiro de 1940)

As atividades no Colégio Máximo Cristo Rei começaram em 1942, com as obras de conclusão do prédio se estendendo até 1943. Entre as décadas de 1940 e 1980, as dependências do atual CECREI serviram de espaço para a realização dos cursos de Filosofia e Teologia, quando as aulas foram transferidas para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

No ano de 1980, o então Colégio Máximo Cristo Rei recebe o nome de Centro de Espiritualidade Cristo Rei, oferecendo retiros, cursos e seminários, tendo como primeiro diretor o Pe. Eloy Osvaldo Guella, SJ.

Na passagem de 1999 para o ano 2000, o CECREI passou por uma grande reforma, com diferentes obras realizadas nos anos seguintes, para melhor atender às necessidades da casa.

Em 2015, o CECREI ampliou seus atendimentos, em virtude da frequente demanda por hospedagem e para a realização de eventos corporativos e científicos.

Galeria