Para levar a luz da espiritualidade, CECREI prepara novidades no prédio, no atendimento e nos canais digitais

Ainda que sem a presença dos participantes de retiros e cursos, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) segue a sua caminhada. Com a necessidade do cancelamento das atividades por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), o centro jesuíta vem dedicando esse momento para se reinventar, trazendo melhorias não apenas em infraestrutura, como também aprimorando ainda mais o acolhimento àqueles que voltarão a frequentar o espaço em um futuro breve.

De acordo com o Diretor do CECREI, Ir. Celso Flach, com o fechamento da casa, ocorrido em 18 de março, foram iniciadas as melhorias de infraestrutura no local. As novidades vão da fachada do prédio, às instalações internas, tudo pensado para receber da maneira mais acolhedora possível os mais variados públicos. “Imediatamente decidimos antecipar as reformas estruturais, que teria sido muito difícil de realizar com a casa em funcionamento. Na fachada, foram construídas duas rampas de acesso, obedecendo às normas de acessibilidade; assim como instalamos uma porta de madeira com abertura para fora, obedecendo as normas do PPCI. O corredor principal ganhou novo layout com excelente iluminação e os banheiros receberam remodelagem, sendo acrescentado um para pessoas com deficiência. Além disso, criamos uma nova abertura externa, com acesso direto à Capela Cristo Rei, que, após um ano de trabalho, está com seus vitrais restaurados. Em frente da capela, temos uma nova sala de estar” conta. Outra novidade fica por conta da parceria com a Livraria Paulus, que terá um espaço próximo da entrada.

Prezando pelo bem-estar de todos, tanto os colaboradores do CECREI quanto os profissionais das empresas terceirizadas, seguiram à risca as medidas de higiene e distanciamento determinados pelas autoridades de saúde. “Estamos em sintonia com as orientações municipais e estaduais no que se refere à suspensão de todos os eventos que possam gerar aglomerações. Dispensamos os funcionários que pertencem ao grupo de risco (uma pessoa acima de 60 anos e as duas funcionárias que estão grávidas) para que fiquem em segurança nas suas casas. No portão de acesso ao CECREI, todos têm as mãos higienizadas com álcool e o acesso para qualquer pessoa só é permitido mediante o uso de máscara. Outra medida adotada é para que toda a equipe, na medida do possível, respeite o distanciamento social e, se estiver com algum sintoma da COVID-19, deve permanecer em casa, pois é do cuidado de cada um que depende o bem-estar de todos nós”, relata Ir. Celso.

Para estar presente, mesmo que à distância, o CECREI vem preparando um conteúdo especial, que em breve estará nas redes sociais, como uma forma de comunicação e, ao mesmo tempo, cultivar a espiritualidade. “Com a casa ainda fechada para eventos e retiros, estamos gestando uma forma de chegar até as pessoas através dos canais digitais, que deverá ser implementada nas próximas semanas. Neste momento de pandemia, as pessoas não podem vir até o CECREI, mas estamos buscando alternativas para permanecermos próximos, disseminando, à luz da espiritualidade, mensagens de fé e de esperança neste momento difícil da história”, finaliza o jesuíta.

Para as próximas datas religiosas, os jesuítas estarão disponibilizando materiais no site do CECREI, que orientem a reflexão e oração para grupos de leigos e religiosos que desejarem um aprofundamento, ainda que à distância.