O CECREI recebeu de 11 a 15 de junho os participantes do terceiro módulo da Escola de Formação de Orientadores Espirituais – EFOE. O grupo contou com cerca de 40 pessoas, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A EFOE vai ao encontro da crescente demanda por pessoas bem formadas no que diz respeito à orientação espiritual àqueles que buscam se desenvolver no relacionamento pessoal com Deus. A Escola é fruto da parceria entre CECREI, a Secretaria para Colaboração, Fé e Espiritualidade dos jesuítas do Brasil, e Unisinos, com o apoio dos Bispos do Regional Sul 3, e conta com a coordenação do Pe. Raniéri Gonçalves.

Na terceira etapa, foram estudadas duas disciplinas: ‘História e Fundamentos da Orientação Espiritual’, sob orientação do Pe. Alfredo Sampaio Costa; e ‘Tópico em Cristologia e Orientação Espiritual’, com o Pe. Carlos Palacio.

Um dos professores do terceiro módulo, Pe. Carlos Palácio destacou alguns dos pontos apresentados ao longo da disciplina que ministrou. “Não se trata propriamente de um curso de cristologia, por isso o nome tópicos. Abordamos alguns aspectos ou temas relacionados com a orientação espiritual e que podem iluminar e ajudar a compreender melhor o tema. A justificação é simples: não se trata de qualquer experiência espiritual, mas de uma experiência específica que é a experiência cristã de Deus.  Hoje, por trás da palavra ‘espiritualidade’ se escondem as mais diferentes buscas de abertura à transcendência. Há um trabalho de ‘purificação’ a ser feito, tanto em quem faz a experiência quanto em naquele que a acompanha e ajuda com a sua orientação. Tomar consciência desse trabalho prévio e submeter-se a esse processo de purificação é indispensável para a qualidade da experiência vivida e da orientação a ser dada”, disse Pe. Carlos.