Retiros espirituais: experiência de oração e silêncio

Os tempos desafiadores que vivemos pedem novas respostas, que podem estar dentro de cada pessoa. Para escutar essa voz interior e Deus a falar, é preciso viver a experiência do retiro, ou seja, retirar-se do cotidiano, da rotina. Conhecido por ser um espaço voltado àqueles que buscam um momento de refúgio espiritual, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) recebe dois diferentes retiros de 08 a 16 de abril: o Retiro de Acompanhamento Diário e o Retiro de Acompanhamento Opcional. Com vagas limitadas, ambos trazem diferentes propostas, buscando fomentar as experiências da oração e do silêncio, facilitando o encontro consigo e com Deus.

Sob orientação do Pe. Miguel Schroeder, o Retiro de Acompanhamento Diário acolhe grupos de até 15 pessoas, no qual os participantes encontram-se diariamente com o orientador para uma conversa breve – de 20 a 30 minutos – contribuindo com a caminhada da oração. Já o Retiro de Acompanhamento Opcional, que terá a orientação do Pe. Raniéri Gonçalves, traz como diferencial a possibilidade de cada pessoa optar por quando irá conversar com o orientador, quantas vezes julgar necessário.

De acordo com o Pe. Raniéri Gonçalves, os retiros de oito dias são baseados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, buscando o autoconhecimento e a realização da vontade de Deus. “Os retiros são realizados em clima de silêncio, permitindo escutar a voz de Deus presente nas Escrituras Sagradas, na natureza e dentro de cada um de nós. Para isso, o participante recebe o apoio do orientador para meditar e contemplar a Palavra de Deus, descobrindo o que Ele tem a dizer para cada pessoa”, explica o jesuíta.