Supervisão em orientação espiritual

O que é? Como se faz?

– 06 a 08 de setembro de 2021 –

Sob orientação do Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves, SJ

Neste curso buscaremos explicitar qual é a função do(a) supervisor(a) de orientadores(as) espirituais. Ele tem como objetivo ajudar no aperfeiçoamento do ministério destes últimos. Na supervisão, o foco deve estar na maneira como o(a) orientador(a) se sente e comporta durante o atendimento que faz às pessoas que orienta. Qual é a causa de alguns comportamentos inadequados à orientação espiritual? Não se trata de aconselhamento, mas de uma abordagem contemplativa da ação de Deus e do tentador sobre o(a) orientador(a) durante o exercício do seu ministério.

Não se trata de falar das atitudes da pessoa orientada ao partilhar sua experiência de Deus nas sessões de orientação espiritual. Trata-se de ajudar o(a) orientador(a) a perceber as causas de suas dificuldades em atender e ajudar algumas pessoas que orienta a crescer em seu relacionamento pessoal e consciente com Deus.

O autoconhecimento da postura do(a) orientador(a) cresce à medida que ele ou ela recebe a ajuda na supervisão de suas atitudes ao exercer o ministério da orientação espiritual. Na supervisão, trata-se de ajudá-lo/a a tomar consciência de suas fortalezas e debilidades no exercício deste ministério. Isto tornará o(a) orientador(a) mais eficaz em sua missão de ajudar a pessoa orientada a crescer na sua ralação pessoal e consciente com Deus.

Investimento: R$ 390,00