Uma pausa em busca do autoconhecimento: Retiro de Corpus Christi

Sob orientação do Pe. Raniéri Gonçalves, encontro acontece de 19 a 23 de junho, e atende a crescente procura do público por momentos de silêncio e de espiritualidade.

O feriadão de Corpus Christi é uma excelente oportunidade para quem está precisando fazer aquela pausa na correria do dia a dia. De 19 a 23 de junho, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) abre suas portas ao público para a realização do Retiro de Corpus Christi, guiado pelo Pe. Raniéri Gonçalves, jesuíta com larga experiência em orientação espiritual. Ao longo dos cinco dias, os participantes serão convidados a fazer uma pausa no cotidiano, dedicando um tempo para o autoconhecimento, em uma experiência de oração e contemplação voltada à busca da harmonia e do equilíbrio.

Segundo Pe. Raniéri, cada participante receberá orientação especial sobre as formas de realizar a sua oração pessoal. “O retiro espiritual convida os participantes a uma vivência voltada à escuta de Deus junto ao seu eu mais profundo. Para isso, preparamos um ambiente de silêncio e de contato com a natureza, ideal para que essa comunicação se torne efetiva. Seja por meio das atividades em grupo ou da experiência individual, cada pessoa irá descobrir o melhor caminho para ir ao encontro de Deus em sua vida”, diz o jesuíta.

 

Crescimento da procura do público leigo por retiros e cursos de espiritualidade

Com uma extensa programação em 2019, o CECREI, em São Leopoldo (RS), promove retiros e cursos de espiritualidade com diferentes temas e metodologias. Segundo o Diretor do CECREI, Ir. Celso Flach, o espaço vem ofertando diferentes retiros e cursos, focando não apenas nos religiosos, mas também no público leigo, tendo em vista que vem crescendo a procura de pessoas que buscam momentos de silêncio para encontrar a si mesmas, dando uma parada na agitação do cotidiano.

Ciente dos benefícios que a prática da espiritualidade traz às realidades de cada uma das pessoas e, para atender à crescente demanda, o calendário anual do CECREI conta também com uma manhã de oração, chamada de Dia de Oração. Gratuito, o encontro acontece mensalmente – no último domingo do mês – e vem recebendo um público significativo a cada edição. “O ser humano cresce e se realiza através da relação com Deus, consigo mesmo, com as pessoas e com a natureza. Neste sentido, procuramos criar uma programação variada, e temos visto aumentar significativamente a participação do público leigo. Os encontros trazem temas que ajudam as pessoas a ressignificarem suas vidas e histórias e que as façam crescer humanamente e espiritualmente”, ressalta Ir. Celso.